Se está à procura de informações sobre como trabalhar na Suíça, este guia é para si. Independentemente de querer mudar-se para a Suíça para um novo desafio profissional, juntar-se à sua família ou estudar, aqui estão os passos que precisa de seguir para trabalhar legalmente na Suíça como cidadão da União Europeia (UE).
Não é necessário autorização de residência para trabalhar até 3 meses ou fornecer um serviço por até 90 dias por ano.
O seu empregador deve registar o seu emprego pelo menos um dia antes de começar a trabalhar, através do procedimento de notificação para trabalho de curta duração.
Deve solicitar autorização de residência na comuna suíça onde vive, antes de iniciar o trabalho.
Precisará de fornecer um cartão de identidade ou passaporte válido e uma confirmação de emprego (como um contrato de trabalho).
O permisso permite-lhe mudar de emprego ou empregador dentro da Suíça.
Registe a sua chegada dentro de 14 dias e solicite autorização de residência na sua comuna local, incluindo prova de que é trabalhador por conta própria e que tem meios de subsistência.
Pode ficar na Suíça até 6 meses à procura de trabalho. Nos primeiros 3 meses, não precisa de residência. Após isso, pode obter autorização de residência de curto prazo da UE/EFTA, se tiver meios financeiros para se sustentar.
Seguro de Saúde: Deve adquirir um seguro de saúde no prazo de 3 meses após a chegada ou início do trabalho.
Registo: Para estadias de longo prazo, registe-se nas autoridades comunais dentro de 14 dias após a chegada.
Em Março de 2014 estava a ganhar 450€ num estágio do IEFP; Em 2023, no meu melhor mês na Noruega fiz quase 44 vezes isso. (20,000€ num mês!)
Ler